Professores da Escola Municipal Professora Lacy Luiza da Cruz Flores, no bairro Itinga, estão recebendo capacitação do Programa MenteInovadora, focado em aprimorar habilidades e competências de crianças e jovens de 4 a 18 anos por meio de jogos educativos.


A formação é oferecida desde quinta-feira (7) e vai até sábado, sempre das 7h30 às 17h30. Totaliza 24 horas, com paradas para café e almoço. Envolve pouco mais de 20 docentes, dos 41 presentes na escola. Três destes são professores de matemática de 6º a 9º anos. 





O grupo trabalhará os jogos por 45 minutos em todas as turmas, uma vez por semana. Serão utilizados materiais lúdicos, que inclusive facilitam a assimilação de conteúdos. Os métodos incluem interpretação de textos, resolução de problemas e pensamento estratégico.



A diretora Celina Aparecida Bertol Lopes foi quem batalhou para levar o método à escola Lacy Flores. Procurou a empresa Mind Lab, especializada em sistemas de aprendizagem em instituições de ensino, e foi contemplada com materiais e a formação para professores.



“Somos a primeira escola municipal de Joinville a desenvolver o programa em caráter experimental. Se der frutos na nossa escola, será levado a outras unidades”, conta Celina. A escola recebeu kits para professores e cerca de 60 jogos de tabuleiro, além de suporte para jogos virtuais. 



O programa MenteInovadora desenvolve habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas em crianças e jovens através de jogos. Está em sintonia com descobertas recentes da neurociência. Baseia-se em três pilares: professor mediador, jogos de raciocínio e métodos metacognitivos. 



“Nossa meta é qualificar o raciocínio lógico, concentração e disciplina dos alunos, especialmente aumentando nossa média no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, destaca Celina. Na avaliação de 2013, a escola recebeu média de 6,5 no índice nacional.





Cada ano de ensino tem um conceito específico de trabalho. Há métodos que podem ser aplicados para qualquer idade. Por exemplo, o semáforo que orienta o trânsito é usado para os estudantes pensarem como resolver criativamente situações vividas dentro ou fora da sala de aula.



"Melhoramos competências e conhecimento de crianças e adolescentes através do jogo. Inclusive estimulamos autonomia e a interação entre eles. Nossa metodologia é comprovada cientificamente. Desde 2004, desenvolvemos pesquisas para atestar a evolução dos alunos”, explica Katrin Schmitz de Alvarenga, gestora pedagógica da Mind Lab, que oferece o curso.



A Mind Lab foi fundada na década de 1990, em Israel, e hoje está presente em mais de 30 países, desde a educação infantil até o ensino médio. Chegou ao Brasil nos anos 2000, e atende mais de mil escolas públicas e privadas.

A empresa acompanha continuamente as atividades.

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