A Chapecó Criança – Cidadania em Ação, recebeu na tarde desta segunda-feira (04), um Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR). Uma versão em miniatura do caminhão usado pelo Corpo de Bombeiros. A cerimônia de entrega reuniu autoridades, professores, alunos e integrou a primeira ação da campanha Maio Amarelo, lançada nesta manhã, em Chapecó.
O carrinho, que foi projetado e desenvolvido após uma visita do Sargento Erno Zuse à instituição, levou meses de muito trabalho até ser concluído. “Essa ideia foi colocada em prática com a ajuda de muitos parceiros e após oito meses de trabalho concluímos o carro educativo do Corpo de Bombeiros. O principal objetivo em desenvolvê-lo é para que contribua com a educação no trânsito, possibilitando que as crianças compreendam como proceder frente a ele, sabendo que, com certeza essas informações também chegarão aos pais. Para nós do Corpo de Bombeiro é um orgulho poder mostrar como é feito o nosso trabalho”, explica o Sargento.
De acordo com coordenadora da instituição, Eloíza Lemes, “este novo instrumento vem a somar e, principalmente, a aperfeiçoar a prática desenvolvida na transitolândia, que tem como foco a conscientização e educação no trânsito”, conta. Segundo o Secretário de Defesa do Cidadão, Sérgio Walner, “esta primeira ação marca um mês inteiro de atividades voltadas à conscientização no trânsito. Iniciar a campanha na Cidade da Criança, é saber que essas informações se multiplicam e chegam à comunidade”, enfatiza.
O que é a transitolândia?
Como entender as noções de trânsito na prática? A partir de estrutura da Chapecó Criança, uma cidade em escala menor, as crianças podem desenvolver de maneira ativa as vivências de um motorista. Com bicicletas, triciclos, motocas e agora, um caminhão miniatura do Corpo de Bombeiros, elas entendem como funciona os sinais de trânsito, a faixa de pedestres e ainda a importância dessas ações, dos direitos e deveres, em suas vidas enquanto cidadãos. A transitolândia é apenas uma das oficinas desenvolvidas na instituição, que trabalha a cidadania na prática.
Créditos: Texto: Camila de Almeida. Fotos: Cíntia Bacher/Divulgação/PMC
0 comentários Goocle+ 0 Facebook
Postar um comentário