A segunda etapa do esgotamento sanitário está sendo implantado na região da grande Próspera, beneficiando 33.693 habitantes, de nove comunidades. Mas para levar entendimento sobre a obra para dentro das 4.899 residências, que serão que ligadas a nova rede de esgotamento sanitário, a equipe da empresa Iguatemi, que presta serviços de consultoria e engenharia socioambiental, iniciou nesta segunda-feira (4), uma capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e representantes de escolas municipais e CRAS da região que estão recebendo os serviços.
Segundo a coordenadora do trabalho técnico social, assistente social da Iguatemi, Cheyenne Vieira Marques, o objetivo do encontro é fazer com que a informação chegue até o cidadão, que está vendo a obra ser realizada, mas desconhece sua real função. “Temos que preparar os profissionais que atuam nas comunidades para levar a informação correta até as comunidades beneficiadas com a obra, ao mesmo tempo, podemos abordar temas relacionados as questões ambientais. Queremos que eles saibam o que é a rede de esgoto e tenham mais consciência da importância. Nosso trabalho é vinculado ao desenvolvimento das obras, por isso ele é constante. Escolhemos profissionais destas áreas porque eles têm vínculo direto com as comunidades”, ressalta Cheyenne.
As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário estão sendo realizadas pelo Governo Federal e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), em parceria com a Administração Municipal de Criciúma. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 47 milhões, que incluem estação de tratamento de esgoto e ampliação de 92.492 metros de rede coletora e interceptores, além de 3.143 metros de emissários.
De acordo com a técnica regional da Iguatemi e assistente social, Rosilda Patrício Lima, o maior foco de trabalho da empresa são as abordagens domiciliares para explicar a importância dos serviços que estão sendo realizados na região. “Realizamos atividades pontuais nos bairros que estão recebendo as obras. Muitas pessoas não entendem que a obra é importante para a qualidade de vida deles. Sabemos que toda obra traz transtornos, mas a população precisa entender que é passageiro, e trará algo melhor para a vida de todos. A Administração Municipal está sendo uma grande parceira para efetivação do trabalho socioambiental”, relata Rosilda.
0 comentários Goocle+ 0 Facebook
Postar um comentário