Itajaí se tornou referência em grandes eventos nacionais e internacionais. E, a sustentabilidade é um dos pontos fortes de cada evento. Pensando em cuidar cada vez mais do meio ambiente, o Centreventos será abastecido por energia solar. Começou esta semana a instalação de uma Usina Solar Fotovoltaica que irá produzir sete mil kWh por mês, gerando uma economia de R$ 4.200,00 mensais.
Serão instalados 224 painéis fotovoltaicos com 250 watts cada um. A dimensão da usina será de 365 m² de painéis, que juntos terão 56 kWh de potência. A usina solar irá fornecer 1/3 da do consumo mensal do Centreventos e tem vida útil de 25 anos. O investimento é de R$ 425.050,69 e se pagará através da economia de energia elétrica em 10 anos. “Esse será o primeiro prédio público que será abastecido com energia limpa. Quando a usina produzir energia que não for consumida no Centreventos irá para a rede da Celesc como carga suplementar, e retornará em desconto no consumo de energia do mês seguinte”, explica o Secretário de Obras, Tarcízio Zanelato.



Veja como funciona a Usina Solar Fotovoltaica

Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”.
O efeito fotovoltaico acontece quando a luz solar, através de seus fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica. A energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que então ganham a capacidade de movimentar-se. O movimento dos elétrons, por sua vez, gera a corrente elétrica.
O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz que mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e, a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol e é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira "créditos de energias" para serem utilizados à noite ou nos próximos meses.
 


0 comentários Goocle+ 0 Facebook

Postar um comentário

 
Notícias de Santa Catarina © 2013-2016. Todos os direitos reservados. Tudo Sobre Tecnologia. Desenvolvido por TST
Topo