O jeito de falar, de se vestir e de contar histórias é diferente, chama a atenção. O idioma é o mesmo, o português, mas a origem é outra, Portugal. Susana Moura, professora da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, na Ilha do Pico, atraiu os olhares de todos os alunos da Escola Básica Judith Duarte de Oliveira, onde esteve na tarde desta terça-feira (02). A doutoranda em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra foi até a unidade escolar para contar histórias, uma das qualidades da também escritora portuguesa. Foi surpreendida com apresentações artísticas e culturais dos integrantes da unidade escolar, que estudam a cultura açoriana há pelo menos dois anos.
Susana viu de perto os alunos da E.B. Judith Duarte de Oliveira apresentarem poemas e dançarem músicas típicas portuguesas, entre elas a dança do pezinho, muito comum em Portugal. Susana também foi surpreendida por um aluno que contou uma história, escrita pela professora portuguesa, mas que ainda não foi lançada em sua terra natal. O olhar de alegria e satisfação da professora era nítido. Depois, foi a vez dos alunos assistirem atentamente a contação de história de Susana, que levou risadas e conhecimento aos alunos.
Durante a apresentação dos alunos, outra pessoa foi homenageada, a professora Patrícia Regina Wanderlinde Alves, que desde o ano passado trabalha com os alunos da escola através do projeto intitulado “Intercâmbio Cultural: Viajando nas Asas do Conhecimento”. A iniciativa desenvolvida com os alunos das duas turmas de 4º ano da escola, incentiva o intercâmbio cultural com alunos dos Açores, de Portugal. Já são dois anos trocando correspondências e recebendo conhecimentos da cultura açoriana.
Patrícia recebeu uma homenagem da Secretaria de Educação, em reconhecimento ao excelente trabalho desempenhado na Escola. “Isso apenas coroa o projeto que ela desenvolve na escola. A professora já recebeu o Troféu do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (2012), foi finalista do Prêmio RBS de Educação, o qual ficou em segundo lugar (2014) e foi vencedora recentemente do Prêmio 8º Prêmio Professores do Brasil. Essa homenagem é apenas um registro”, ressalta a Diretora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, professora Silvana Reig Padoan.
O projeto tende a expandir ainda mais as fronteiras em 2015. Isso porque, a escola de Portugal que realiza o mesmo projeto nos Açores, deseja vir para Itajaí no ano que vem. “Estamos pensando em angariar fundos para os professores daqui envolvidos no projeto fazerem uma visita a Itajaí. Queremos trocar experiências com a comunidade escolar e com certeza aprender uns com os outros” comenta pela internet, o diretor da Escola Helder Goulart.
Susana Moura
Nascida na cidade de Setúbal, Lisboa, é licenciada em Estudos Teatrais pela Universidade de Évora. Fez mestrado em História Insular e Atlântica, estudou o Papel da Mulher no arquipélago açoriano. É doutoranda em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra onde estuda a Resistência da identidade cultural açoriana na Diáspora do Sul do Brasil.
Entre 2001 e 2004 entrou para a escola de circo Chapitô; encenando grupos de teatro com jovens em situação de risco nos bairros oprimidos de Lisboa. Desenvolveu um projeto com crianças de rua e na sua recuperação familiar e social em colaboração com o Instituto Cabo-verdiano de Menores (ICA).
Já na ilha Terceira começou a contar histórias, criar grupos de teatro com jovens em situação de risco e passou desenvolver atividades teatrais no estabelecimento prisional desta Ilha. Em 2007, na Ilha do Pico, desenvolveu projetos culturais para as autarquias com as populações mais isoladas e oprimidas, trabalhando com idosos, alfabetizando adultos, contando histórias nas Bibliotecas e escolas.
0 comentários Goocle+ 0 Facebook
Postar um comentário