A Secretaria de Assistência Social atende mais de 240 crianças e adolescentes no local
Os meninos e meninas que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em São José, receberam a visita do Papai do Noel, na manhã desta segunda-feira (01). Foi um momento muito especial para o grupo, que durante todo o ano participou das oficinas e atividades de culturais, recreativas e esportivas. Atualmente, são mais de 240 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, que são atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
O espaço foi decorado especialmente para a ocasião e todos receberam uma lembrança de Natal, além de guloseimas. Em parceria com o SESC, uma rua de lazer foi montada com brinquedos e oficinas de pintura facial. “Eles esperam muito por este momento, pois, para a maioria, esta é a única celebração de final de ano”, explica a coordenadora da Casa da Criança, Zamile Cristina da Silva Schutz, ao recordar que foram duas semanas intensas de programação.
A prefeita Adeliana Dal Pont participou da festa e agradeceu todos os servidores. “Vocês se dedicam com empenho nessas atividades e eu sei que fazem isso com o coração”, afirmou. Para ela, investir no Serviço de Fortalecimento de Vínculos é acreditar no futuro das crianças. “Por isso, queremos tornar esse atendimento referência dentro do município”, sinalizou.
A secretária municipal de Assistência Social, Norma Warmling, lembrou que, quando a atual gestão assumiu, o local atendia somente a 30 crianças. Hoje este número é oito vezes maior. “Acolhemos essas crianças, para que não fiquem em situação de abandono, e oferecemos um ambiente para que se sintam respeitados e possam crescer com dignidade”, completou.
Zamile avalia, ainda, que este foi um ano diferente para a instituição. “Em 2014, percebemos o desenvolvimento deles como cidadão. Durante todos os meses, trabalhamos temas que reforçaram a importância de cuidar do meio ambiente e de respeitar uns aos outros”, pontuou. Todo o atendimento é feito no contraturno escolar.
O espaço é uma oportunidade para eles desenvolverem os aspectos sociais e pessoais, através de experiências de aprendizado. Por isso, os instrutores oferecem cursos, festivais, visitas guiadas, gincana, eventos esportivos e momentos de conscientização sobre os mais diversos temas, como: cultura, meio ambiente, artes, informática, esportes, dança e música.
No local, a Secretaria da Saúde também disponibiliza médico, dentista e enfermeiro para dar suporte na prevenção de doenças. Além das quatro refeições, que cada criança recebe, a Prefeitura oferece também o serviço de transporte que vai buscar esses meninos diretamente nas comunidades: Jardim Zanellato, Dona Vanda, Fazenda Santo Antônio e Colônia Santana.
“Eu aprendi muita coisa aqui e isso me ajuda a pensar melhor no futuro”, resumiu a adolescente Rafaela Paula de Jesus, que desde os seis anos participa das atividades da Casa da Criança. Hoje, ele vem duas vezes por semana, para ter aulas de informática. “O ensino deles me ajuda a crescer muito”, reconheceu.
Fotos: Daniel Pereira – Secom/PMSJ
0 comentários Goocle+ 0 Facebook
Postar um comentário