Os índices de acidentes mostram redução no número de feridos e no número de ocorrências com vítimas no trânsito de Blumenau. O número de pessoas feridas no mês de novembro foi 32% menor comparado ao mês de outubro. O número também é positivo para os acidentes com vítimas, que teve uma queda de 27% no mês de novembro em relação ao mês de outubro. “Se compararmos o mês de novembro deste ano com o de 2013 observamos uma redução de 22% no número de feridos e de 8,5% do número de acidentes com vítimas”, informa o presidente do Seterb, Sérgio Chisté. A maior fiscalização através de equipamentos eletrônicos pode ter contribuído para este bom resultado, visto que ela provoca a mudança de comportamento do motorista.




Em outubro, 198 pessoas ficaram feridas em acidentes, enquanto em novembro, 134 pessoas se feriram. A Guarda Municipal de Trânsito (GMT) registrou 162 acidentes com vítimas em outubro e em novembro o número caiu para 117. A chegada das lombadas eletrônicas e dos radares no final do mês de setembro tem colaborado para a busca de um trânsito menos violento no município. “Esses números indicam o início de uma mudança de comportamento ao volante. Já é possível observar que motoristas estão dirigindo com mais cautela e menor velocidade”, afirma Chisté. “Esperamos que cada vez menos pessoas sejam vítimas do trânsito”, acrescenta ele. 

As atitudes dos motoristas também têm refletido na queda do número de notificações aplicadas através das lombadas eletrônicas e dos radares. Entre os dias 1º e 23 de novembro diminuiu em 22% o número de infrações registradas pelas lombadas eletrônicas com relação ao mesmo período do mês de outubro deste ano, ou seja, de 1º a 23 de outubro foram registradas 654 infrações e no mesmo período de novembro baixou para 512. E a queda das infrações aplicadas pelos radares é ainda maior.




Velocidade diminuiu
Segundo dados levantados pelo Seterb, os motoristas estão respeitando mais a velocidade das vias fiscalizadas pelos radares no município de Blumenau. O número de infrações por excesso de velocidade registrada pelos dois equipamentos entre os dias 1º e 23 de novembro diminuiu em 60% com relação ao mesmo período do mês de outubro deste ano. “Isso mostra que os motoristas estão mais atentos e dispostos a colaborar para um trânsito mais seguro”, diz Chisté.





Entre os dias 1º e 23 de outubro foram registradas um total de 4.055 notificações, enquanto no mesmo período do mês de novembro 1.622 motoristas foram multados por excesso de velocidade. A maioria das notificações é de veículos que transitam em até 20% da velocidade máxima permitida na via. Porém, outro dado importante é que ocorreu uma diminuição de 54% das autuações de veículos transitando em mais de 20% até 50% da velocidade máxima permitida nos locais fiscalizados.  Entre os dias 1º e 23 de outubro foram registradas 675 notificações, enquanto no mesmo período do mês de novembro o número baixou para 309 infrações.

Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva 

0 comentários Goocle+ 0 Facebook

Postar um comentário

 
Notícias de Santa Catarina © 2013-2016. Todos os direitos reservados. Tudo Sobre Tecnologia. Desenvolvido por TST
Topo