Na manhã desta segunda-feira (12/01), agentes da Defesa Civil de Joinville visitaram nove residências comprometidas pelo temporal que atingiu a cidade na tarde de sábado (10/1).
Os registros partiram da zona Sul. O monitoramento também é feito pela Secretaria do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros Voluntários.
Ao todo, houve cinco quedas de árvores em vias públicas, 13 quedas de árvores sobre casas e 48 destelhamentos. O monitoramento de áreas atingidas segue durante a semana.
Na rua Ramiro Bueno da Rosa, bairro Boehmerwald, a residência de madeira de Teresa Cristina da Rocha ficou parcialmente destelhada. Ela, o marido e os três filhos saíram temporariamente do local.
“Tiramos todos os móveis com medo de perder o que restou. Só o quarto da frente ficou intacto”, relata a moradora. Próximo dali, as fortes pancadas de chuva causaram a queda de uma árvore e derrubou um poste por cima de um bar na entrada da rua Casimiro Bisewski.
Desde às 18 horas de sábado, equipes da Defesa Civil, Celesc, bombeiros e da Gerência de Manutenção e Conservação de Áreas Públicas (Gemap) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizam atendimentos nos bairros Boehmerwald, Petrópolis, Parque Guarani, Itinga e Guanabara.
A estação mais próxima da região afetada registrou ventos de 48 km/h e duas famílias ficaram desalojadas.
As maiores queixas são referentes às quedas de postes e árvores, fiações expostas e destelhamentos.
Os moradores são notificados e recebem orientações, porém nenhuma residência precisou ser interditada.
O agente operacional da Defesa Civil, João Carlos Vieira Sobrinho, pede que durante os temporais de verão, as pessoas se abriguem nos lugares mais seguros das casas, de preferência em espaços de alvenaria como banheiros e cozinhas, e se afastem de janelas.
Além disso, a Secretaria de Educação informou que na Escola Municipal Sadalla Amin Ghanem, apenas uma telha da quadra de esporte foi arrancada.
Na Escola Municipal Orestes Guimarães, houve queda de telhas de uma casa enxaimel utilizada para guardar materiais da unidade. Após levantamento, a equipe de manutenção fará os reparos necessários nas escolas.
Previsão
A previsão do tempo para essa segunda e terça-feira (12 e 13), segundo relatório do Ciram/Epagri, indica a permanência da influência de uma massa de ar quente e úmido sobre toda a região Sul do Brasil.
As temperaturas altas continuam no período da tarde, com sensação de abafamento, trazendo condições de pancadas de chuva. Há riscos de descargas elétricas e possibilidade de rajadas de vento, fraco a moderado, noroeste e nordeste.
Em caso do risco de queda de árvores em vias públicas, a Secretaria do Meio Ambiente pode ser acionada pela Ouvidoria, no telefone 156.
A Defesa Civil fica de plantão no número 8910.9056.
0 comentários Goocle+ 0 Facebook
Postar um comentário